quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Hidrelétricas - Conheça mais do Brasil

Uma das coisas que gosto muito de fazer é saber como as coisas funcionam, e quando é algo feito no ou pelo Brasil o interesse aumenta. Em meio a tanto problema e descrédito em nossa realidade atual, é interessante podermos ver que o Brasil também tem capacidade de criar e executar grandes coisas. Olhando para um passado não tão distante dá pra ter um pouco de esperança de que um dia nosso país possa retomar o rumo do crescimento e voltar a ousar, para quem sabe efetivamente fazer parte de um grupo "especial" de países que encaram de frente as dificuldades com muita engenhosidade e inteligência, criando projetos grandiosos como foi a construção da usina hidrelétrica de Itaipú, na fronteira entre Brasil e Paraguai, na década de 70, que na ocasião foi a maior usina hidrelétrica do mundo. Hoje, já perdemos este posto para a usina hidrelétrica Três Gargantas, na China.
Hoje estou compartilhando 2 documentários completos mostrando grandes obras realizadas no Brasil, vale muito a pena ver o post completo e os vídeos.
Conheça melhor sobre a construção da usina de Itaipú, com os vídeos abaixo, um documentário muito interessante feito pelo National Geografic Channel. São 3 partes de cerca de 7 minutos.
E para não dizer que neste post não estou questionando nada, só tem um detalhezinho: Em 2009 o Brasil assinou um contrato com o Paraguai onde aumentamos em 3 vezes o valor que pagávamos e eles pela co-utilização da usina e de seu território. Legal né?


Atualmente no Brasil já temos novas usinas hidrelétricas em construção ou em projeto, como a hidrelétrica Simplício, localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro, em Sapucaia, que deverá ser concluída até 2011. Além dessas temos outros projetos como a Usina Hidrelétrica de Belo Monte - Rio Xingu, 11.233 MW -  Pará (aprovado); Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós - Rio Tapajós, 8.381 MW -  Pará (projetada), Usina Hidrelétrica de Tucuruí - Rio Tocantins, 8.370 MW -  Pará, Usina Hidrelétrica de Jirau - Rio Madeira, 3.450 MW -  Rondônia (licitada), Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira - Rio Paraná, 3.444 MW -  São Paulo e  Mato Grosso do Sul, Usina Hidrelétrica de Xingó - Rio São Francisco, 3.162 MW -  Alagoas e  Sergipe, Usina Hidrelétrica Santo Antônio - Rio Madeira, 3.150 MW -  Rondônia (licitada), Usina Hidrelétrica Paulo Afonso IV - Rio São Francisco, 2.462 MW -  Bahia, Usina Hidrelétrica Jatobá - Rio Tapajós (fonte: wikipedia).
Voltando a falar da hidrelétrica Simplício, considero este um projeto também interessante pelo fato de não inundar o local onde está sendo instalado, pois estão realizando uma obra para criar um desvio no Rio Paraíba do Sul, ligando-o diretamente às turbinas da usina. É um projeto que está diretamente ligado aos preparativos para a Copa de 14 e Olimpíadas de 16, então vamos comparar o ontem da Itaipú, com o hoje da Simplício. Para não ficar sem um comentário crítico tenho que dizer que a tal obra já está sendo investigada pelo Ministério Público. Normal né? Confira o comentário da Discovery Channel (peço desculpas pois a qualidade não está tão boa quanto o anterior, mas vale a pena mesmo assim:


Bom, espero poder ter contribuido com um pouco de informação sobre nosso país, pois eu acho legal saber um pouco dessas coisas também. Sempre que possível e achar algo interessante compartilho, e peço a vcs que sugiram, se quiserem, algum post interessante. Fim de papo!

3 comentários:

  1. Bom dia...
    Pois é...
    Essa hidrelétrica, construída pelo Brasil ao tempo dos governos militares, é a que nos permite, ainda hoje, no sul e sudeste, a energia necessária ao desenvolvimento do país.
    Obra de gigantes, Itaipú foi financiada e construída inteiramente pelo Brasil, enquanto o Paraguai apenas colaborou com seu lado do rio.
    Passados esses anos, eis que esse atual desgoverno, pressionado ideológica e hipócritamente pelo bispo reprodutor, cede e quebra o contrato original, trazendo o prejuízo do aumento do preço do KW para o consumidor brasileiro.
    Bem esse atual desgoverno lesa-pátria, o mais corrupto da história do Brasil.
    Louvemos a visão de quem pensou a hidrelétrica, e abominemos os que querem torna-la um simples instrumento de acertos e conchavos políticos escusos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ué...
    O/a editor/ora do blog abandonou-o?
    Agora que estamos embalando nos comentários.
    Vc não tem uma forma de encaminharmos matérias nossas ou de interesse?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Celso, obrigado mais uma vez pelos seus comentários que enriquecem e complementam o conteúdo dos nossos posts. Não abandonei não, é que realmente estive um tanto atarefado e não tive condições de dar a devida atenção, mas estou por aqui e é claro temos sim como receber as sugestões, basta enviar-me pelo e-mail oforadaordem@gmail.com que prontamente atenderei, ok? Inclusive lhe enviei uma mensagem pelo friendconect mas não sei se recebeu, então na oportunidade se puder ter a honra de ter seu contato direto por email também reencaminho a última mensagem à você, ok? Aguardo anciosamente suas sugestões e prometo buscar estar sempre dando atenção aos posts e comentários e é claro aos amigos, especialmente a você tem que apoiado fortemente o projeto. Um abraço!

    ResponderExcluir