segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Democracia Brasileira

Como eu disse em minha apresentação, não estou aqui para defender esse ou aquele e nem pregar ideologia nenhuma, mas acho que este é um tema interessante para começar bem o blog. Ontem, 3 de outubro e 2010, tivemos o primeiro turno das eleições, onde votamos para eleger, Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Pois bem, vamos às ideias:
1) O Voto Obrigatório.
Já parou para pensar que vivemos em uma democracia e vivenciamos uma série de coisas totalmente contrárias a essa filosofia? Olha aí algo fora da ordem! Voto obrigatório não é algo democrático. A Democracia nunca será plena em uma sociedade que é obrigada a exercer certas atividades. Aliás esse é um assunto que merece um post exclusivo para ser analisado em separado, mas vão pensando aí.
2) Alternância de poder.
Outra coisa interessante e ao meu ver antidemocrática é a "perpetuação" de pessoas, partidos e há quem diga "facções" no poder em nosso país. Hoje, vi algo interessante acontecer, quando me surpreendi com a confirmação de um segundo turno na disputa presidencial, quando todos já davam como certa e eleição da candidata da situação. Será o início de uma mudança silenciosa de atitude? Isso porque acredito que a eleição dessa senhora vai de encontro com esse regime antidemocrático ao qual me refiro, parece que está virando uma dinastia, me perdoem os eleitores da referida. Sem defesa de niguém, nem nenhum candidato digo que 8 anos desse "regime" já cumpriu um ciclo, o qual deve terminar para o início de outro ciclo e cada um pode ser importante para o país, e o mesmo vale para os estados e municípios e até para qualquer outro cargo eletivo, seja para síndico do seu prédio ou presidente do seu clube social. Acredito que o governo atual teve sua importância, assim como o governo anterior. Fatos positivos e negativos acontecem e podemos citar em qualquer um dos governos mencionados e outros mais. Mas o que falo é do momento e desse ciclo que precisa acabar para que a Democracia possa prevalecer. O poder precisa ser compartilhado em nome do bem comum, e essa é a questão.
Muitos pensam de uma forma bem popular e simplória, mas mesmo assim há argumentos. Veja, quando lhe falam, "Ah, todos roubam, então deixa como está, pelo menos estão fazendo alguma coisa também", digo que não se deve pensar assim e explico: Parto do princípio que ao menos de alguma forma você se incomode com o fato, digo com os roubos dos políticos. Sinceramente se você não se importa com isso, então peço gentilmente que procure outra leitura, pois acho que esta não é para você, sem querer ser indelicado. Mas para quem se importa digo que os maus políticos quando assumem um governo, seja ele qual for, com segundas e terceiras intenções, precisam montar todo um "esquema", trocando em miúdos, formar uma quadrilha de ladrões, pois não dá pra roubar sozinho, concordam? Sendo assim, quando os mesmos são reeleitos, já possuem a quadrilha formada, ou seja, conseguirão roubar mais em menos tempo, enquanto que se elegermos outros políticos, mesmo que sejam "farinha do mesmo saco", certamente vão precisar refazer a quadrilha e com isso roubar menos no mesmo tempo. Isso é uma perspectiva das mais pessimistas, sem credo ou esperança de que a corrupção não ocorra, mas é mais um motivo para pensar no que estou dizendose você quer analisar por este lado.
Então, pensem um pouco na hora de votar e de perpetuar os políticos no poder, principalmente os executivos, tenham coragem de mudar um pouco, acho que ganhamos mais uma chance agora com o segundo turno, mas não precisava exagerar e eleger o Tiririca como Deputado Federal mais votado do Brasil. Essa não é a forma certa de protestar, aliás quem sabe na próxima a gente fala de protesto. Fim de papo!

* Ilustração retirada do blog Faulog

2 comentários:

  1. Oi...
    V.já está sugerindo a saída de quem tem opinião diferente da sua...rs
    Mas a proposta do blog não é justamente debater idéias?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Perdoe-me amigo Celso se me fiz entender assim, a idéia é realmente chocar um pouco com minha opinião, a polêmica considero boa, e desperta justamente esse tipo de comentário! O que esse cara quer na verdade? Acho que um objetivo foi atingido, você questionou a minha controvérsia e é isso que eu acho legal. Eu agradeço muito mesmo sua participação e seu questionamento e acho que todos nós brasileiros temos de questionar mesmo cada detalhe, por isso que fique claro que essa colocação foi intensional de modo a aguçar esse sentimento, mas que eu repeito a opinião de todos com certeza e todas as opiniões serão bem vindas e publicadas, aliás só evitarei publicar comentário regados a palavrões e ofenças, ok? Que possamos debater bastante! Um grande abraço.

    ResponderExcluir